Abelha Uruçu - Melipona scutellaris
Uruçu é uma palavra que vem do tupi "eiru'su", que nessa língua indígena significa "abelha grande". O nome "uruçu" está relacionado com diversas abelhas do mesmo gênero, encontradas não só no Nordeste, mas também na região amazônica. A tendência, porém, é a de reservar o termo "uruçu" para a abelha da zona da mata do litoral baiano e nordestino, que se destaca pelo tamanho avantajado (semelhante à Apis), pela produção de mel expressiva entre os meliponíneos e pela facilidade do manejo. Estudos realizados em Pernambuco (Almeida 1974) mostraram o relacionamento da uruçu com a mata úmida, que apresenta as condições ideais para as abelhas construírem seus ninhos, além de encontrarem, em árvores de grande porte, espécies com floradas muito abundantes que são seus principais recursos tróficos e locais de nidificação. Na região de Taquaritinga (PE), no Morro das Vertentes a 1100m de altura as abelhas uruçus são nativas e criadas racionalmente. O Dr. Paulo Nogueira Neto (1970) comenta: "Há referências (Moure & Kerr 1950) de ocorrência da uruçu em localidades bem no interior da Bahia e Pernambuco. Lamartine (1962) fez um estudo sobre a distribição dessa espécie, mostrando que ela habita a região úmida do Nordeste. O Dr. Antonio Franco Filho, de Sergipe (inf. pessoal) afirmou que essa abelha não vive na caatinga. Ao que sei, na Natureza, a referida espécie reside somente em ocos de árvores."
Referencia: http://www.webbee.org.br/urucu/distribuicao_geografica.htm
Caixa para Uruçu
Modelo INPA
Dimensoes da caixa ( medidas internas ):
Ninho: 20 x 20 cm com 8 cm de altura
Sobreninho ( extensão ): 20 x 20 cm com 8 cm de altura
Melgueiras: 20 x 20 cm com 8 cm de altura Tabua
Espessura da tabua: 2,5 cm
Tipo de madeira: eucalipto branco
Clik aqui para ver fotos de caixa.
Multiplicação da Uruçu
A Abelha Uruçu pertence ao grupo dos meliponineos, portanto nao tem celulas reais para a formacao da nova rainha, a qual sera formada de uma celular normal, igual das operarias, mas com alimentacao diferenciada. Sendo assim durante a divisao basta retirar de 3 a 5 discos maduros e colocar na caixa filha.
Seguência para a divisão: 1)Da caixa mãe, retirar de 3 a 5 discos maduros e colocar na caixa filha; 2)Retirar um pote de polem e mel da caixa mãe e colocar na caixa filha; 3)Os discos maduros que estão na caixa filha, devem ser envolvidos com ceral alveolada ( cera de apis ), isso ajuda a manter a temperatura e ao mesmo tempo as abelhas aproveitam para a confecção de novos potes para polem e mel; 4)Retirar a caixa mãe e leva-la para um lugar distante e no lugar dela colocar a caixa filha para que possa recebere as campeiras que estão retornando da atividade cotidiana ( coletar polem na natureza ); 5)Vedar as frestas de ambas as caixas com fita crepe; 6)No dia seguinte, fornecer alimentação artifial para a colmeia que está na caixa filha.
Alimentação da Uruçu
Xarope
Exemplo:
1 copo de agua
1 copo de acucar
Pitada de sal
10 gotas de vinagre branco ( para cada litro de xarope )
Modo de preparo:
1)Colocar a agua para ferver;
2)Quando a agua estiver fervendo, colocar uma pitada de sal ( ponta dos dedos ) colocar tambem vinagre branco ( proporcao de 10 gotas x 1 litro agua );
3)Deixar ferver um pouco;
4)Colocar o acucar, ir mexendo para desmanchar, quando der fervura, desligar o fogo;
5)Esperar esfriar e servir para as urucus.