Seja bem vindo.
Este site foi construido com o objetivo de divulgar os conceitos e práticas sobre Meliponicultura, ou seja, a arte de se lidar com as Abelhas Sem Ferrão ( ASF ). Estarei focando mais especificamente na Jatai, pelo fato de ser a minha favorita e sobretudo pela sua fabulosa obediência no quesito higiene no processo de fabricação do delicioso mel.
Entenda o mundo das
ABELHAS.
Também estarei levando apoio e recursos para você que está se iniciando nessa atividade espetacular, recurso como fornecimento de caixas racionais, como fabricá-las e orientações sobre a prática da Meliponicultura em si.
Meliponicultura
Meliponicultura é a atividade de criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos), e, já era praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México.
Agende uma
consulta grátis
Caixa INPA para uruçu com proteção na entrada
"
II Workshop Internacional de Meliponicultura USP - Ribeirão Preto
Nos dias 10 e 11 do mes de Setembro 2016, vai acontecer o II Workshop sobre Meliponicultura na USP - Universidade São Paulo em Ribeirão Preto.
Veja mais...
Lucio Pivoto
"
Meliponineos
Meliponíneos são as abelhas indígenas sem ferrão e mansas. São animais sociais vivendo em ninhos com centenas a milhares de indivíduos. Vivem nas zonas tropicais do mundo e estão sendo consideradas com enorme potencial para a polinização das plantas nativas, foi daí que surgiu o nome de Meliponicultura, ou seja, cultura com Meliponinos.
Embora existam centenas de espécies no Brasil, as principais abelhas indígenas, conhecidas como sem ferrão, são a uruçu verdadeira, uruçu amarela, jataí, mandaçaia e tiuba amarela. O mel das abelhas sem ferrão é saboroso, diferenciado e reconhecido por suas importantes propriedades funcionais sobre a saúde humana. Através do trabalho de pesquisadores pioneiros, cada vez mais a meliponicultura vem sendo reconhecida como uma atividade capaz de fornecer uma significativa agregação de renda para diversas comunidades no país. Nesta seção estaremos explorando e divulgando conhecimentos atualizados neste tema, estimulando o crescimento e o sucesso da comunidade de meliponicultores brasileiros.
Leia a Resolução 346, de 6 de Julho de 2004 que trata dessa prática.